Como facilitar o diagnóstico de líquidos corporais

A citologia em meio líquido é conhecida como o melhor método para coleta e preservação das células ginecológicas. No entanto, poucos sabem que o Liqui-PREP, o nosso produto de citologia líquida, também pode ser utilizado para facilitar o diagnóstico diferencial entre processos benignos (inflamatórios e reativos), hiperplasias e neoplasias em diferentes fluidos corporais como: Urina, Punções Aspirativas com Agulha Fina (PAAF), Líquido sinovial e Fluído abdominal.

O Liqui-PREP permite reduzir o tempo de processamento, otimizar o preparo das lâminas e aumentar a celularidade com excelente custo/benefício. O Liqui-PREP pode ser utilizado com a técnica manual, sem a necessidade de equipamentos ou citocentrífugas, facilitando a adoção por laboratórios de qualquer porte.

 

Como funciona

Após a coleta de qualquer fluido corporal, a amostra pode ser preservada diretamente na solução fornecida com o kit. Depois de preservado, o material é concentrado por meio de centrifugação para utilização do sedimento celular. Amostras com excesso de muco ou sangue podem ser clarificadas com o uso de solução específica (Cleaning Solution).

O Liqui-Prep cellular Base Solution é adicionado ao sedimento celular para encapsular o material e fixar uma alíquota na lâmina. Após a secagem, a lâmina está pronta para ser corada e interpretada pelo profissional responsável pelo diagnóstico.

No caso da urina, as amostras seriadas podem ser encaminhadas ao laboratório juntas, uma única vez, facilitando a correlação entre os resultados, o processamento e aumentando a sua eficiência, visto que a solução preservante mantém a amostra estável a temperatura ambiente.

Entre em contato conosco para saber como usar o Liqui-PREP além das amostras ginecológicas.

1 comentário em “Como facilitar o diagnóstico de líquidos corporais”

Deixe um comentário