A importância dos testes rápidos da Covid-19

Estamos em janeiro de 2021, e infelizmente para todos a pandemia não acabou, pelo contrário, parece estar piorando a cada dia. O Brasil continua na contramão do mundo, seja na falta de planejamento no que diz respeito à vacinação, seja na testagem da população. Testamos pouco, e testamos mal.

Na questão dos testes, alguns dirão que os exames de biologia molecular – os RT-PCR, que utilizam amostras da nasofaringe, são caros ou complicados de se fazer, pois exigem uma estrutura especial dos laboratórios. Mas existe um exame fácil de fazer e barato, e que tem sido negligenciado como ferramenta de rastreamento do novo coronavírus – o teste sorológico rápido de anticorpos.

Em artigo já antigo publicado na revista Veja SP, a Dra. Renata de Cássia Pires, da FioCruz, comenta que “os resultados obtidos via teste rápido podem fornecer dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção pelo novo coronavírus em toda a população brasileira”. Em um momento de aumento de infecções, isso é ainda mais importante.

Além disso, o Ministério da Saúde já havia preconizado os testes rápidos como ferramenta complementar ao diagnóstico do novo coronavírus. Os testes disponíveis no mercado permitem detectar as imunoglobulinas da classe M (IgM) entre 3 e 5 dias pós-contágio, ainda que com baixa sensibilidade nesse momento. E a partir do 10º dia, o teste rápido da Surexam, comercializado com exclusividade pela Capricorn, tem sensibilidade de 94,4% para o IgM. Por isso, os testes rápidos de anticorpos podem ser fundamentais para empresas que desejam manter-se abertas e com seus colaboradores seguros, com um baixo investimento.

Entre em contato e saiba mais sobre como podemos lhe ajudar.

* Leia mais em: https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/a-importancia-do-teste-rapido-para-conter-a-covid-19/

Deixe um comentário