No laboratório, o controle de qualidade (CQ) refere-se ao processo de detectar erros analíticos para garantir tanto a confiança como a acuracidade dos resultados dos exames dos pacientes. Um desempenho ruim pode resultar em diagnósticos errados, tratamentos atrasados ou inapropriados, aumento de custos e podem até mesmo ameaçar a vida de pacientes. A melhor solução para evitar isso é usar controles de qualidade de terceira opinião. Mas quais são os controles de primeira e segunda opinião?

Os controles de primeira opinião são dependentes, ou seja, normalmente são entregues diretamente pelo fabricante do equipamento e costumam ser feitos com o mesmo material utilizado para fazer os calibradores. Isso os torna menos sensíveis a alterações leves no desempenho, podendo mascarar fraquezas no sistema.

Os controles de segunda opinião são feitos por outras empresas que não os fabricantes dos equipamentos, mas sob sua orientação direta. Também são chamados de controles semi-dependentes. A ligação entre o fabricante e o fornecedor do controle, e o fato de o controle ser produzido de acordo com as especificações do fabricante, tornam necessário um escrutínio rigoroso para ver se o controle de qualidade atende às necessidades do laboratório.

Por fim, os controles de terceira opinião são independentes, ou seja, eles são fabricados para serem utilizados em qualquer instrumento, seja qual for o método ou os reagentes que o laboratório usa. Os dados fornecidos por controles de terceira opinião não têm viés e espelham melhor o resultado das amostras dos pacientes, tornando o monitoramento de exames e desempenho de equipamentos mais eficiente. Esses são os controles ThermoFisher.

Controles para urinálise ThermoFisher

Além desse benefício, os controles da Thermo Fisher podem servir para comparar o desempenho do seu laboratório com os de outros ao redor do mundo, através da plataforma LabLink. Em tempo real, é possível ver se os resultados obtidos com seu equipamento equivalem aos de outros laboratórios que usam o mesmo equipamento, permitindo um monitoramento mais preciso e antecipando ajustes, se necessário. Os controles da Thermo Fisher também vêm prontos para uso, tem validade longa e garantia de manutenção de lote por períodos estendidos, facilitando o seu uso no dia-a-dia do laboratório.

Conheça mais sobre os controles Thermo Fisher. Temos uma linha completa e abrangente para praticamente todos os analitos do seu laboratório. Entre em contato e veja como podemos lhe ajudar a deixar o seu laboratório ainda melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.