Citologia Líquida

Desde a introdução do Teste de Papanicolau em 1927 pouca coisa mudou. O método simples de preparação tem salvado milhões de mulheres desde que foi introduzido.

Nos anos de 1990, esse método teve sua mais significativa mudança em 70 anos de existência. Uma nova geração de produtos foi desenvolvida para melhorar e aperfeiçoar o processo, com uma tecnologia que permite, aos laboratórios, limpar a amostra. Essa tecnologia se chama Citologia Líquida. O resultado foi ótimo, porém, a nova tecnologia trouxe um desafio: o processo resultava em alta complexidade e alto custo por teste, embora fosse claramente superior ao convencional.

No entanto, quase uma década mais tarde, nasce a Segunda Geração de Citologia Líquida, com a solução revolucionária para esses problemas: o Liqui-PREP. O Liqui-PREP foi desenvolvido com uma combinação de químicas inovadoras, sem necessidade de vácuos, filtros e plásticos descartáveis. A facilidade de uso e um valor acessível tornam o Liqui-PREP a melhor solução para a preparação de lâminas do seu laboratório. Confira aqui as diferenças:

Método Convencional (1)
– Cerca de 20% a 30% das células coletadas são fixadas à lâmina, podendo levar a resultados falsos negativos;

– Interferentes como WBC, sangue ou muco, provenientes da coleta, limitam a correta visualização;

– Mais de 15% das lesões pré-cancerosas não são detectadas.

Citologia Líquida (2)

– Melhor preservação da amostra, uma vez que todas as células coletadas serão conservadas na solução de transporte;

– Substâncias interferentes serão removidas ou minimizadas durante o processo;

– Um número maior de células será visualizado devido ao preparo da lâmina (pode-se preparar várias lâminas com o mesmo material coletado).

A técnica é simples e para seu laboratório começar a usar Citologia Líquida, não é necessário investir em equipamentos. Uma centrífuga comum que consiga alcançar rotações entre 2.500 e 2.800 rpm já serve. Confira aqui:

A Capricorn oferece aos seus clientes o preparo automatizado de lâminas com o Auto-LP, equipamento que foi desenvolvido para atender as necessidades específicas dos laboratórios de Patologia Clínica que usam a Citologia Líquida e já está em sua segunda versão. Confira o seu funcionamento nesse vídeo:

Entre em contato para saber mais sobre Citologia Líquida e o Liqui-PREP.